BLOG

Início » Blog » Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

A contabilidade é extremamente importante para as empresas, visto que todas, exceto o Microempreendedor Individual, têm a obrigação de ter um responsável contábil.

O contador é visto como o braço direito de todo empreendedor, mas para isso, o profissional contábil precisa estar sempre atualizado e entender todos os setores que englobam a contabilidade.

Empreender no setor contábil exige muita disciplina, conhecimento, responsabilidade, ética, comprometimento e determinação, pois esse ramo é bastante complexo e desafiador.

Neste setor é onde são gerados e expedidos documentos exigidos por lei, a fim de que haja a verificação regular dos pagamentos de impostos da pessoa jurídica, bem como se a empresa está atuando de forma regulamentada.

Contudo, realizar essa atividade não é um processo que resume-se apenas à parte técnica.

Conhecimento da tributação

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Primeiramente, é necessário que você entenda como funcionam os microempreendimentos no Brasil e qual a carga tributária exigida. Aliás, os impostos coletados dependerão muito do tipo, do porte e do regime tributário escolhido.

Pesquise e informe-se ao máximo sobre essa questão. Mantenha tudo bem organizado no setor de contabilidade.

Mesmo que sua contabilidade esteja nas mãos de um contador, ainda assim é necessário que você repasse a ele algumas informações pontuais.

Ou seja, é imprescindível que tenha todos os documentos da empresa organizados e em mãos.

Quando forem pedidos, não perderá tempo procurando-os ou colocando-os em ordem, bem como não correrá o risco de pagar possíveis multas por razão de documento perdido.

Contudo, você pode contar com a ajuda da tecnologia e informatizar todo esse processo, tornando-o mais seguro, rápido e prático.

Crie uma rotina semanal 

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Ter uma rotina semanal de armazenamento e controle das informações contábeis é o ideal para facilitar, não deixando tudo para o final do mês. Reserve um momento de sua semana para fazer uma revisão financeira e se certificar de que todas as movimentações estão sendo registradas.

Você e seus funcionários podem criar roteiros e checklists de como será essa rotina. Isso lhe permitirá ganhar tempo e ainda lembrar de todos os pontos importantes da contabilidade da empresa.

Mantenha-se atualizado

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Estar sempre atualizado sobre como administrar o setor financeiro de uma empresa é importantíssimo. Sobretudo, porque você estará constantemente de olhos bem abertos no que diz respeito às mudanças na lei que podem afetar seu negócio.

A contabilidade de uma empresa não é apenas inteirar-se sobre pagamento de impostos. Diz respeito também à tomada de decisões de forma estratégica que objetivam o crescimento do empreendimento.

Contrate profissionais qualificados 

Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Claro que, por mais informação que busquemos acerca do assunto, não conseguiremos, sozinhos, administrar de forma eficaz a parte contábil de uma empresa.

Para isso, será necessário contratar os serviços de um bom profissional para realizar a função.

Se seu empreendimento é pequeno, pode contratar os serviços de um contador via internet: é mais prático e você terá acesso a ele sempre que desejar, sem precisar locomover-se ou marcar horário.

Ademais, os valores que um contador online cobra compensam muito mais do que uma empresa de contabilidade geralmente pede.

Seguindo todas essas orientações, conseguirá compreender um pouco mais sobre como fazer a contabilidade de uma empresa.

Entretanto, a dica que talvez seja a mais importante é sempre buscar o auxílio de profissionais que entendam bastante do mercado, pois eles irão te orientar melhor sobre as questões financeiras do seu negócio e ajudá-lo a alargar sua margem de lucros.

Estas são atitudes excelentes que te ajudarão a trilhar um caminho de prosperidade e sucesso no mundo do empreendedorismo.

O que achou do conteúdo “Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa?

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: Rede jornal contábil

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Veja dicas essenciais para quem deseja abrir seu próprio negócio!…