BLOG

Início » Blog » O que significa ser acionista de uma empresa?

O que significa ser acionista de uma empresa?

O que significa ser acionista de uma empresa?

O que significa ser acionista de uma empresa?

Você já ouviu falar que ter ações é uma forma de investir com a expectativa de ganhar sobre a valorização delas, certo? Mas a importância do acionista vai um pouco mais além do que apenas o foco no lucro.

Ao comprar ações de uma empresa, você passa a ter alguns direitos de participação que podem variar conforme o tipo de ativo e a quantidade. Além disso, o pagamento dos proventos, que é a distribuição de parte dos lucros, não é o mesmo para todas as companhias listadas na bolsa.

Dessa forma, a escolha das ações na sua carteira de investimentos deve considerar os tipos de participação e de retorno. A seguir, entenda o que é ser um acionista.

O que é um acionista?

O acionista é a pessoa que investe em uma empresa adquirindo as ações dela. Estes papéis representam porções do capital social da companhia. A depender da quantidade e do tipo de ação adquirida, o acionista tem alguns direitos de participação, como o de receber dividendos.

Na prática, dizemos que o acionista é como um dos donos da empresa, mas com algumas restrições que iremos mostrar mais adiante. Por hora, vale destacar que este investidor compra ações de determinada companhia com algumas expectativas:

  • Que o preço da ação se valorize ao longo do tempo, acompanhando o crescimento da empresa. Se o acionista quiser vender os papéis no futuro, poderá receber um valor maior do que investiu;
  • Poder receber um retorno recorrente quando o negócio registrar lucros, o que pode ser pago em dinheiro, por meio de dividendos ou juros sobre capital próprio. Ou, ele pode ser feito em mais ações, como bonificações e direitos de subscrição.
  • Ganhar com o aluguel das ações. O acionista pode alugar estes papéis para que outro investidor negocie o direito de compra ou de venda deste ativo e tente ter lucro na oscilação dos preços em um prazo bem curto.

A projeção de retorno vai depender do objetivo que o acionista tem ao investir em ações. Ele pode querer ganhos no curto prazo, lucrando sobre as oscilações, ou no longo prazo, por meio dos dividendos e na valorização ao longo do tempo.

Qual é a diferença entre sócio e acionista?

O que significa ser acionista de uma empresa?

O acionista investe em uma companhia listada na Bolsa de Valores, adquirindo ações dela e, com isso, pode receber proventos e participar de algumas decisões. Já o sócio investe o próprio dinheiro na empresa quando é uma sociedade limitada ou sociedade anônima de capital fechado.

Embora seja comum dizer que o acionista vira sócio da empresa, na prática é um pouco diferente. Em companhias que não têm ações negociadas na bolsa, o número de sócios é menor.

Além disso, quando se trata de arcar com os prejuízos do empreendimento, essa diferença entre sócio e acionista é mais nítida.

A depender da natureza jurídica do negócio, os sócios e administradores podem ter que arcar com as dívidas empresariais. Mesmo em casos de responsabilidade limitada, a Justiça pode considerar que os sócios paguem dívidas com o patrimônio pessoal. 

Tipos de acionista

O que significa ser acionista de uma empresa?

Você pode adquirir uma ação com base no tipo de participação que quer ter na companhia. Essa escolha deve se alinhar com os seus objetivos a partir do valor que está investindo.

Por exemplo, um acionista que deseja viver de renda passiva deve optar por ações de empresas que poderão ter um crescimento consistente e que paguem dividendos regularmente. 

Os tipos de acionista são: 

Acionista majoritário

É o investidor que adquire mais da metade das ações da companhia. A principal característica de se tornar um acionista majoritário é ter um poder de influência maior nas decisões da empresa.

Acionista minoritário

É o oposto do majoritário, pois confere uma participação menor nas decisões da empresa por ter uma quantidade de ações também menor. No entanto, a maioria dos investidores na bolsa de valores é de acionistas minoritários. 

Apesar de ter pouca influência na companhia, esse tipo de acionista tem alguns direitos garantidos, como receber parte dos lucros.

Acionista controlador

É o acionista que recebe a maioria dos votos da empresa para assumir o controle da companhia e tomar decisões relevantes para o crescimento dela.

Como ser um acionista?

Para ser um acionista, é preciso definir a estratégia para os investimentos e então abrir conta em uma corretora de valores, escolher a companhia, o tipo de ação, a quantidade de ativos e fazer a compra. 

A estratégia é importante para evitar ter que vender as ações por precisar usar o dinheiro. Em um momento de necessidade, você pode correr o risco de vender os papéis quando eles estão desvalorizados, podendo gerar prejuízo.

Por isso, tenha a sua reserva financeira, diversifique os investimentos entre renda fixa e variável e compre as ações de acordo com os seus planos. Se o plano é ganhar no longo prazo, por exemplo, não conte com esse dinheiro para realizar algo em pouco tempo. 

Ser um acionista é estudar quais setores da economia e quais empresas poderão gerar o retorno que você espera no período que pretende manter a ação no seu portfólio. Além disso, você deve escolher entre ações ordinárias e preferenciais, de acordo com os direitos de participação que quer ter.

Quanto ganha um acionista por mês?

O valor que um acionista ganha por mês depende de uma série de fatores, como o perfil da empresa, o tipo de ação, a frequência da distribuição de proventos e, claro, a situação econômica. 

Outro fator que influencia nos ganhos é o perfil do investidor em relação à disposição para correr riscos. As empresas de crescimento, que são de setores com potencial de expansão, podem ter um preço de ação que oscila bastante. Além disso, elas geralmente reinvestem o lucro para fortalecerem a participação delas no mercado. 

Estes papéis podem se valorizar com mais rapidez. No entanto, é um cenário incerto, onde o risco de perda também é maior.

Já um investidor mais conservador pode escolher ações de empresas mais maduras, que pagam dividendos recorrentes. Ainda que o crescimento possa ser menor, ele vai ser consistente, assim como os proventos.

Como dissemos anteriormente, as companhias de capital aberto podem pagar os investidores da seguinte forma:

Dividendos

É a distribuição em dinheiro de parte do lucro aos acionistas. As companhias podem fazer pagamentos a cada trimestre, semestre ou uma vez por ano. O investidor é isento de recolher Imposto de Renda ao receber este valor.

Juros sobre Capital Próprio (JCP)

Também é uma remuneração para os investidores, mas com a diferença de que ela é vantajosa para a empresa, já que são considerados como despesas. Isso faz com que o Imposto de Renda seja cobrado sobre uma quantidade menor de lucro.

No entanto, quem paga o IR é o acionista. Por causa dessa diferença na tributação para a empresa, a frequência de pagamento dos juros pode ser maior do que a de dividendos.

Bonificações e subscrição

Trata-se do pagamento por meio de ações da própria empresa. Embora exista a bonificação em dinheiro, a forma mais comum é através de ativos. Ela acontece quando a companhia aumenta a reserva de capital e distribui ações aos investidores de forma proporcional à quantidade de papéis que cada um possui.

Já a subscrição é um direito que o acionista tem de comprar ou não mais ativos da companhia. Essa possibilidade acontece quando ela aumenta o capital e oferece as ações a um valor mais atrativo para quem já é investidor.

De modo geral, as empresas divulgam um calendário informando quando serão feitos os pagamentos de dividendos e os demais proventos.

O que achou do conteúdo “O que significa ser acionista de uma empresa?

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: Invest news

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Por onde devo iniciar a contabilidade da minha empresa? A contabilidade é…