BLOG

Início » Blog » O Risco de Vender Sem Nota Fiscal

O Risco de Vender Sem Nota Fiscal

Vender Sem Nota Fiscal

Mas quais são os riscos de vender sem Nota Fiscal?

primeiramente se você ainda não sabia, as vendas não faturadas representam muito risco para a empresa e para você como empresário.

Embora isso possa parecer uma atitude despretensiosa, pode trazer sérias consequências para os empreendedores, incluindo multas e até prisão.

A princípio o principal motivo para muitas empresas deixarem de emitir nota fiscal de venda é a busca por reduzir o pagamento de impostos.

Se comprovada a sonegação de impostos, a empresa pode enfrentar multas, penalidades e até prisão.

Além disso, vender sem nota fiscal é ruim para os compradores. No final das contas, o consumidor fica sem garantia e sem opção de troca ou devolução do produto.

A seguir, falaremos um pouco mais sobre os riscos de vender sem nota fiscal, para que você entenda por que é tão importante evitar essa prática.

O que diz a lei sobre vender sem nota fiscal?

O principal objetivo do projeto de lei é dar ao governo o controle sobre as atividades comerciais em todo o país.

Com base na nota fiscal, determinam-se os impostos a serem pagos e calcula-se a cota tributária.

O objetivo do aviso também é garantir que o consumidor possa trocar ou devolver o produto de acordo com a legislação aplicável e as práticas de cada empresa.

A obrigatoriedade de emissão de nota fiscal está regulamentada na Lei 8.137/1990. As únicas empresas isentas desse número são os MEIs que vendem ou prestam serviços a pessoas físicas.

A empresa que não fizer a emissão da nota fiscal, caso o responsável seja réu primário, poderá pagar multa com o equivalente a 10 vezes o valor da nota. Portanto caso de reincidência, o empreendedor poderá ser detido por até 5 anos.

Quando é detectada a ausência de uma nota fiscal, a empresa passa a ser monitorada com levantamento de suas atividades fiscais anteriores, a fim de detectar outras ocorrências.

Quais os benefícios de fazer vendas com nota fiscal?

O primeiro motivo para realizar vendas com nota fiscal é evitar as consequências geradas pela não emissão do documento.

Além disso, quem emite devidamente as notas fiscais de venda pode contar com vários benefícios e facilidades.

Um desses benefícios é manter um histórico de transações que ajuda a melhorar a gestão financeira da empresa. Com a ajuda do histórico de notas fiscais emitidas, é possível recuperar transações, apurar as taxas pagas, registrar o recebimento e emissão de mercadorias, etc., melhorando muito a organização contábil.

Essa gestão é fundamental para que as empresas trabalhem em um planejamento estratégico eficiente para suportar o crescimento dos negócios. Por fim, você pode fazer previsões mais realistas com base em detalhes importantes de faturamento.

Até algum tempo atrás, para criar esse histórico era necessário um alto investimento, além de demandar bastante tempo de trabalho. Porém, com as plataformas que realizam a emissão das notas fiscais eletrônicas, essa tarefa se tornou mais prática.

No entanto, a natureza dessa operação minimiza os riscos de falhas humanas. A ocorrência de erros no preenchimento de dados é baixíssima.

Vale lembrar que as notas fiscais são muito fáceis de serem emitidas e com a introdução dos programas que fazem isso digitalmente, o processo é rápido, prático e moderno.

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Nesta quinta-feira (1º), a Secretaria Especial da Receita Federal, do…