BLOG

Início » Blog » Emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de hoje

Emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de hoje

Veja a emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de hoje; entenda.

Emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de hoje; entenda

A emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de hoje os MEIs (microempreendedores individuais) passam a ter que emitir notas fiscais de serviço eletrônica (NFS-e) no padrão nacional. Nesse sentido, a obrigatoriedade começa nesta sexta-feira (1º) para prestadores de serviços para pessoas jurídicas.

O que muda a partir de agora

  • Eventualmente a mudança vale para MEIs de todo o país. Do mesmo modo a medida segue a Resolução n.º 169/2022 do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) e reduz a burocracia e padronizar as informações. Assim também, desde o início do ano, a emissão no padrão nacional já era facultativa.
  • Em contrapartida, quem ainda não aderiu ao padrão nacional deve efetuar um cadastro inicial no Emissor Web para a criação de uma senha de acesso. Da mesma forma, as notas emitidas na plataforma poderão ser acessadas pelos municípios. Como resultado veja abaixo o passo a passo preparado pelo Sebrae.

Vamos padronizar as informações, reduzir custos e aumentar a eficácia. As micro e pequenas empresas ganham em competitividade e desburocratização, com a dispensa da emissão de documentos em papel.

Décio Lima, presidente do Sebrae

Passo a passo

  • A princípio o site para emissão de notas fiscais é nfse.gov.brSobretudo existem três tipos opções: acesso com usuário e senha, certificado digital e conta no portal do governo federal. Contudo, caso não tenha login e senha, o microempreendedor individual precisa: clicar em “primeiro acesso” e fornecer o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). Em seguida, deve criar uma senha para acessar o portal.
  • Desse modo crie uma senha para acessar o portal. Assim você precisa cadastrar os dados da atividade econômica desenvolvida e configurar as informações da empresa para emitir a NFS-e.
  • Em suma, MEI que fizer o primeiro acesso precisa configurar a conta. Por fim, é necessário preencher os campos de e-mail e telefone. No campo “Valor Aproximado dos Tributos”, selecionar a opção “Não informar nenhum valor estimado para os tributos”.
  • O uso do aplicativo traz um passo adicional para o microempreendedor. É preciso cadastrar seus “Serviços favoritos”, depois clicar em “Novo serviço favorito”.

Como emitir a NFS-e

  • Existem duas opções disponíveis: emissão simplifica e emissão completa. Na primeira, é necessário preencher o CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do cliente e o valor do serviço prestado. A segunda opção é obrigatória para alguns tipos de prestação de serviço, como exportação e serviços cujo ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) é devido no local do tomador.
  • Na emissão simplificada, o MEI só pode utilizar serviços já cadastrados entre os favoritos. Por sua vez, a emissão completa permite que o microempreendedor escolha um serviço mesmo que não esteja cadastrado nos favoritos. Sobretudo veja aqui perguntas e respostas sobre a NFS-e.

O que achou do conteúdo “Emissão de nota fiscal para quem é MEI muda a partir de hoje; entenda

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: UOL

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Multa por emissão de nota fiscal errada. Primeiramente, multa por…