BLOG

Início » Blog » Transações por Pix na mira do fisco

Transações por Pix na mira do fisco

Transações por Pix na mira do fisco

Transações por Pix na mira do fisco

Movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídica serão informadas aos fiscos estaduais e federal

Gratuidade ou baixo custo, rapidez na transação e praticidade tornaram o Pix o meio de pagamento mais popular entre os brasileiros. Mas, assim como facilita a vida da população por ser eletrônica, a ferramenta também simplifica o cruzamento de dados por parte do fisco.

Esse controle fiscal será intensificado esse ano, quando instituições financeiras em geral ficam obrigadas a repassar à Receita Federal e às fazendas estaduais e municipais informações sobre transferências de recursos de pessoas físicas e jurídicas. Dessa forma, o fisco poderá cruzar dados sobre transações com cartões em geral (crédito, débito e marca própria), Pix e demais modalidades de pagamento eletrônico.

Segundo o cronograma previsto no Convênio ICMS nº 166/22, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), serão fornecidos primeiramente os dados relativos ao ano passado e aos primeiros meses de 2023.

Assim, em abril serão repassadas as informações referentes ao primeiro trimestre de 2022; em maio, as do segundo trimestre de 2022; em junho, as do terceiro trimestre de 2022; em julho, as do quarto trimestre de 2022; em agosto, as do primeiro trimestre de 2023; em setembro, as do segundo trimestre de 2023; e, em outubro, as do terceiro trimestre de 2023. A partir de novembro, os bancos começam a repassar as movimentações referentes ao mês anterior.

Isso exige ainda maior cuidado com os documentos fiscais emitidos e recebidos por sua empresa, para que a contabilidade possa registrá-los corretamente.

Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.

E não deixe de nos seguir nas redes sociais para mais conteúdos!

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    IRPF 2023: sem nenhum terror, mas vou falar de multas…