Se você busca se tornar um desenvolvedor de software, então, este post é para você! Separamos algumas dicas valiosas para você ter sucesso.
Trabalhar com desenvolvimento de software pode sim ser algo rentável para o programador. Podendo assim atuar como autônomo ou trabalhando para alguma empresa de software.
Uma pesquisa feita pela Gartner mostra que a tendência nesse setor, é que 81% dos programas baixados por consumidores sejam gratuitos, porém o mercado irá movimentar bastante com um crescimento de US$15,1 bilhões com os pagos.
Entenda que a maior parte dos softwares possuem um tempo de gratuidade, alguns desses tem versões Plus ou tempo de teste. Depende de cada caso e de cada empresa. Mas todos eles têm um único intuito: vender o programa e suas funções, obviamente.
Ficou interessado? Então conheça algumas maneiras de ganhar dinheiro com programas gratuitos em lojas de aplicativos sendo um desenvolvedor de software.
Propaganda
Com um programa já pronto, o desenvolvedor irá incluir no código do programa scripts que mostram propagandas durante a execução do aplicativo. Os mais conhecidos no ramo são o Admob do Google e iAD da Apple.
Quando o criador do aplicativo usar um desses sistemas, todas às vezes que o consumidor clicar na propaganda, durante a execução do aplicativo, ele ganhará uma porcentagem, normalmente centavos de dólar.
Para que você tenha uma noção, o aplicativo Sorte, do desenvolvedor Fingertips, mostra combinações para jogadores apostarem na loteria, isso após chacoalhar o celular.
Muito interessante para apostadores, assim que eles abrirem o aplicativo terá um logo no início da tela, lá está presente um banner com uma propaganda. De forma sutil, mas que para usuário, obviamente chamará a atenção.
Patrocinadores
Investidores podem fazer a diferença para seu bolso no mercado de software.
Os mais comuns neste mercado são conhecidos como angel (anjo), que investem na empresa ou no desenvolvedor, mesmo que no início não seja tão lucrativo, mas eles acreditam no projeto e que ele pode dar retorno.
Um bom exemplo é o Instagram, um software para compartilhamento de fotos e que adiciona filtros às imagens. O app funciona como uma rede social e é gratuito. O “pontapé” inicial contou com o apoio de dois investidores, Mike Krieger e Kevin Systrom, que acreditaram no projeto.
Depois de receber incentivo financeiro de vários investidores, o negócio cresceu e, hoje, é um modelo de empreendimento lucrativo com investimentos na casa dos milhões.
Bônus pagos – uma das melhores opções para o desenvolvedor de software
In-app Purchasing, são compras ocorridas no aplicativo, é uma maneira não completamente gratuita, mas que surte efeito e que vem sido muito praticada em lojas de aplicativos.
Consiste em liberar uma versão grátis para o consumidor e, após um período de uso, começam a ser oferecidos recursos avançados, o que estimula o usuário a pagar por eles.
Este modelo de retorno financeiro é muito comum em jogos e também encontrou espaço em aplicativos de revista, bem-estar e muitos outros. Muitos deles oferecem um conteúdo de acesso gratuito e cobram por conteúdos especiais ou pela leitura da matéria inteira.
Trabalhar na área de desenvolvimento e ser um desenvolvedor de software pode fazer a diferença no seu bolso. Basta seguir alguns conceitos, conhecer o segmento em que vai trabalhar e se dedicar no crescimento e apresentação do seu sistema.
Busque informações e pesquise o máximo possível sobre o assunto, aqui no nosso site você encontra várias matérias que podem lhe ajudar.
Precisa tirar alguma dúvida? Deseja estruturar os seus processos contábeis? Entre em contato com a Escrital!
Sucesso e até a próxima.