Saiba como a contabilidade pode otimizar o seu negócio

Saiba como a contabilidade pode otimizar o seu negócio de forma estratégica, a fim de otimizar os resultados de uma empresa.

Saiba como a contabilidade pode otimizar o seu negócio

Apesar do uso de dados já ser considerado imprescindível em diversos setores corporativos, a contabilidade ainda é frequentemente rejeitada como ativo estratégico dos negócios.  de uma empresa.

No entanto, Allan Bordin, sócio da ABordin, destaca que muitas empresas ignoram o potencial da área de contas, perdem oportunidades e ficam para trás no mercado.

“A contabilidade estratégica é a intervenção positiva da área nas decisões que guiam o futuro da empresa. Em uma palavra, é possível mapear as melhores oportunidades de gestão financeira, encontrar uma série de gargalos e assim otimizar a escalabilidade dos negócios de forma ainda mais inteligente, ” diz o especialista.

Para demonstrar, na prática, como a contabilidade estratégica pode ser aplicada, o especialista reuniu três maneiras de iniciar essa mudança.

1. Organização financeira

A organização financeira é o ponto de partida. A ideia é equilibrar receitas e despesas e assim organizar o fluxo de caixa da empresa.

“As contas estão fechando sempre mês a mês? Há espaço para respiro no caso de alguma emergência? A contabilidade pode ajudar na criação de um novo ciclo de recebimentos e pagamentos, para que exista mais tempo entre a chegada e saída de recursos”, explica Bordin. 

Ou seja, para confirmar novos prazos, além de outras obrigações financeiras, é possível identificar no calendário contábil as periodicidades e formas de pagamento de clientes e fornecedores.

É daí que vem a informação. Eles fornecem uma imagem clara dos pagamentos e tarefas da empresa, posição financeira atual, fluxos de caixa e outros detalhes, como o grau de insolvência dos clientes.

2. Gestão da carteira de clientes

A produtividade da equipe pode ser melhorada e direcionada para o crescimento da empresa a partir do uso das informações contábeis.

“Exemplo prático: não é raro o cliente que paga menos ser o mais exigente e gastar mais frete do que aquele que paga mais. Mas qual a sua importância estratégica? Na prática, o melhor cliente é sacrificado em detrimento daquele que não valoriza sua empresa. Ao entender como e por que isso acontece, é possível avaliar melhor determinados requisitos e organizar melhor o trabalho da equipe, protegendo os interesses da empresa”, finaliza.

3. Busca por investimento

Assim o uso de dados também é essencial quando há interesse da empresa na busca de investidores. 

A informação fornecida deve ser sempre completa e detalhada. E, claro, mostram situações reais sobre a situação financeira da empresa.

“O faturamento de uma empresa pode mostrar seu potencial de mercado, mas nem sempre mostra sua condição financeira. Por exemplo, uma empresa que fatura R$ 100 milhões por ano pode impressionar, mas se seus gastos foram de R$ 110 milhões, o o dinheiro é negativo… É matemática simples», explica o especialista.

No entanto, Bordin opta por concluir que um investidor qualificado ou potencial comprador fará uma busca minuciosa de informações, o que, neste caso, mostra que uma contabilidade confiável é fundamental para uma decisão.

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