BLOG

Início » Blog » O 20 de novembro e o cumprimento de obrigações

O 20 de novembro e o cumprimento de obrigações

O 20 de novembro e o cumprimento de obrigações.

O 20 de novembro e o cumprimento de obrigações

Em âmbito federal, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra
é apenas uma data comemorativa

AlagoasAmazonasAmapáMato GrossoRio de Janeiro e São Paulo são os seis estados que instituíram feriado no dia da morte de Zumbi de Palmares (20 de novembro), para combater o racismo e reafirmar a importância da comunidade preta na formação da sociedade brasileira. A esses estados, juntam-se aproximadamente 1260 municípios que consideram a data como feriado local.

Na esfera federal, no entanto, a Lei n.º 12.519/11 classifica o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra apenas como data comemorativa, com expediente normal nas repartições públicas e estabelecimentos particulares, inclusive bancários.

Em função disso, os empresários devem observar a legislação de sua cidade e de seu estado em relação à data. Isso porque o funcionamento das empresas em feriados está condicionado à previsão na legislação municipal e em convenções coletivas. É preciso considerar, ainda, que o trabalho nestas ocasiões é remunerado pelo dobro do valor da hora habitual.

Outro ponto que impacta a rotina das organizações nas localidades onde o 20 de novembro é feriado diz respeito a compromissos com vencimentos na data. O fechamento das agências bancárias implica antecipar o pagamento de salários. No caso de tributos e outros compromissos, é preciso observar o que as legislações dos respectivos tributos ou os contratos firmados determinam a respeito: se o pagamento deve ser feito no dia útil anterior ou pode ser postergado.

O que achou do conteúdo “O 20 de novembro e o cumprimento de obrigações”.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: Contas em revistas

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Veja como empresários podem começar os ajustes no plano de…