BLOG

Início » Blog » Planejar - planejamento sempre é essencial em qualquer situação

Planejar - planejamento sempre é essencial em qualquer situação

Planejar — planejamento sempre é essencial em qualquer situação.

Planejar - planejamento sempre é essencial em qualquer situação

Por mais que se torne repetitivo, e fator fundamental em qualquer atividade, a que se proponha a empreender. O planejar e o primeiro passo a ser dado em qualquer empreendimento, seja ele do porte que for, do minúsculo ao gigantesco. Pois, se não houver um planejamento adequado, as consequências serão imprevisíveis, para todos.

Em nossos serviços de consultoria, deparamos com situações as quais são oriundas da falta de planejamento, levando a verdadeiros precipícios e, consequentemente, a prejuízos que poderiam ser evitados com um devido planejamento do conjunto de iniciativas, que trariam os almejados resultados.

Basicamente, por mais simples que seja o empreendimento, todos carecem de ser elaborado, o melhor possível, para evitar que não se obtenha o almejado.

Reúna as pessoas, façam palestras, mostrem as metas, definam bem os objetivos, colham o máximo de informações sobre o projeto, não só de uma determinada área, mas também de todo o conjunto do empreendimento, ao ser mais comum do que se imagina, fazerem planos de negócios, chegando as minúcias de detalhamento de uma determinada área, por vezes, muito bem elaborados e até elogiáveis.

Entretanto, não dão a devida importância ao conjunto do planejamento. Falhas, estas, imperdoáveis, ao frustrarem a todos de modo geral.

Planejar - planejamento sempre é essencial em qualquer situação

Exageram na área de produção e comercialização, com esmero nos itens, esmiuçando várias hipóteses e exemplos. No entanto, não cuidam das outras áreas com tal dedicação e o resultado não é atingido, porque faltou coerência do planejamento com as outras áreas.

É preciso entender, claramente, que para se ter sucesso em um empreendimento, é preciso um conjunto de valores organizacionais, e não somente ser parcialmente organizado e cuidadoso.

Portanto, um bom planejar tem como escopo elementar, a formação de uma equipe multidisciplinar, para terem vários entendidos em cada área específica e o coordenador desse planejamento ter uma formação adequada para reunir todas as ideias e esforços elaborando algo eficaz, para o sucesso pretendido.

Verificando a situação de um empreendimento comercial varejista, observamos que o plano deles era extremamente detalhista e perfeito, na área comercial e de apuração de margem de lucro, inclusive, por produto específico, até aí tudo bem, ótimo diria, porém, a parte financeira do negócio era um verdadeiro desastre, bem como as relações comerciais, principalmente com fornecedores, a conclusão como não poderia ser outra, foi um retumbante fracasso do empreendimento.

Resumindo, se não tiver devidamente preparado, todo o conjunto, ou seja, desde o mais simples setor, ao mais sofisticado e complexo, no esboço do negócio, pois isso varia muito de atividade, para atividade, e se for dar andamento sem os devidos cuidados, certamente será mais um fracasso e, trazendo prejuízos, de uma forma geral, pois qualquer negócio, por menor que seja, envolve pessoas, famílias, capitais e principalmente sonhos e expectativas de todos os envolvidos no mesmo.

O que achou do conteúdo “Planejar — planejamento sempre é essencial em qualquer situação”.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    A Importância da contabilidade no período da Black Friday. A…