BLOG

Início » Blog » Você precisa conhecer a importância dos documentos contábeis da sua empresa

Você precisa conhecer a importância dos documentos contábeis da sua empresa

Você precisa conhecer a importância dos documentos contábeis da sua empresa.

Você precisa conhecer a importância dos documentos contábeis da sua empresa

Como saber quanto sua empresa irá pagar de impostos, se você não organiza os documentos contábeis? Essa é uma dificuldade e um grande problema enfrentado por muitas empresas que se descuidam em relação a esses documentos. Entretanto, é sempre importante lembrar que, caso sua empresa pague menos impostos do que o devido, ela está sujeita a multas pesadíssimas que podem, inclusive, inviabilizar o seu negócio.

Desse modo, com a Escrital Contabilidade! Por outro lado, nossa missão é clara: capacitar você, nosso cliente valorizado, a conquistar um domínio inigualável sobre seus arquivos contábeis. O controle magnífico de seus documentos não é apenas um luxo, mas sim um trampolim para o triunfo empresarial.
Dessa forma, imagine os benefícios cativantes que um controle eficaz de documentos pode desencadear!

Em suma, é importante ressaltar que os documentos contábeis não podem conter rasuras. Portanto, para arquivamento, é preciso terem total integridade. Além disso, é importante destacar que você precisa arquivar esses documentos em ordem cronológica, seguindo o lançamento correspondente nos livros contábeis e fechando-os por mês, trimestre ou ano. Como resultado, a escolha dessa periodicidade depende do volume de documentos da empresa. Confira a seguir os principais documentos contábeis para uma empresa:

1) Notas fiscais

A princípio as Notas Fiscais desempenham um papel crucial ao comprovar as transações comerciais da sua empresa. Contudo, elas atuam como a evidência fundamental que permite à sua organização demonstrar à Receita Federal o montante de faturamento alcançado, possibilitando o pagamento preciso dos impostos devidos. Portanto, do ponto de vista da contabilidade, as Notas Fiscais são extremamente importantes para que o cálculo dos tributos possa ser feito de maneira correta. Assim, também estes documentos fornecem informações sobre clientes, vendas, despesas e outros detalhes sobre o período.

Em conclusão, a emissão das Notas Fiscais exige muita atenção. Neste sentido, é fundamental contar com um sistema automatizado para a emissão destes documentos, pois erros na emissão das notas podem representar multas e outros tipos de consequências para o negócio.

2) Extratos de meios de pagamento

A princípio nem toda movimentação financeira é imediatamente registrada no extrato bancário (como boletos emitidos e vendas no crédito por cartão). Bem como os valores pendentes de pagamento, conhecidos como recebíveis, também requerem lançamento contábil. Contudo, para isso, é essencial compartilhar os extratos dos métodos de pagamento com a contabilidade, ao conterem dados cruciais sobre seu faturamento, essenciais para o cálculo de tributos, lucros e prejuízos.

Nesse sentido, não subestime a utilidade dos extratos bancários na contabilidade. Contudo, eles fornecem datas de pagamentos efetuados e taxas desembolsadas que podem não estar vinculadas a guias, boletos ou outros comprovantes.

3) Comprovantes de recolhimento de tributo

Principalmente em relação aos tributos pagos, o envio dos comprovantes é fundamental para a contabilidade poder levantar o saldo de fornecedores, diferentes tipos de despesas a pagar, empréstimos e emitir relatórios detalhados de suas contas. Além disso, por meio desses comprovantes, a contabilidade também identifica se a empresa está pagando em dia e no valor correto os tributos devidos.

4) Diferentes documentos trabalhistas

Outros documentos extremamente importantes de serem enviados à contabilidade são os relacionados a pagamentos ou qualquer movimentação financeira relacionada aos funcionários. Assim, também muitos desses documentos são obrigatórios e servem de comprovação, ajudando a criar previsões sobre o futuro do negócio.

5) Contratos diversos

Por fim, outro importante documento que deve ser enviado à contabilidade são os contratos, afinal, através deles será possível gerenciar as datas de contratos firmados, realizar os pagamentos devidos, gerenciar parcelamentos, etc. Apenas as cópias desses contratos já servem para a rotina contábil.

É sempre importante ressaltar que cada centavo é importante em uma empresa, sobretudo naquelas que estão iniciando seus negócios. 

Abra caminho para investimentos ousados ​​e decisões que moldarão o destino de sua empresa. Otimização financeira, inovação estratégica — tudo é possível quando você tem a visão completa.

Junte-se a nós na Escrital Contabilidade e experimente a transformação que apenas a compreensão profunda de seus arquivos contábeis pode proporcionar. O futuro começa agora — decifre, domine e prospere!

O que achou da notícia “Você precisa conhecer a importância dos documentos contábeis da sua empresa”?

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Veja dicas de como reduzir custos na empresa aqui. A…