BLOG

Início » Blog » INSS libera auxílio-doença por análise documental

INSS libera auxílio-doença por análise documental

INSS libera auxílio-doença por análise documental

INSS libera auxílio-doença por análise documental

Concessão do benefício passa a não depender mais exclusivamente de perícia médica

Com a publicação da Portaria Conjunta nº 38/23, dia 21, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério da Previdência Social (MPS) regulamentaram a concessão do auxílio-doença, agora chamado de benefício por incapacidade temporária, sem que o segurado passe pela perícia médica.

De acordo com a norma, a perícia será substituída pela análise de documentos, que podem ser enviados pelo portal Meu INSS ou entregues nas agências da Previdência Social e entidades conveniadas. O requerimento também pode ser feito pela central 135.

O atestado médico precisa ser legível, sem nenhuma rasura e deve ter sido emitido no máximo até 30 dias antes da entrada do requerimento. O documento tem de conter, ainda, o nome completo do trabalhador, assinatura e número de inscrição no conselho de classe do médico ou dentista, informações sobre a doença ou código da Classificação Internacional de Doenças (CID), além de data de início e prazo estimado para a licença. No caso de auxílio-acidentário, será exigida, também, a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) emitida pelo empregador.

Segurados que já deram entrada no pedido de auxílio-doença e têm perícia agendada em prazo superior a 30 dias podem optar por requerer enviar o benefício por análise documental. Os afastamentos concedidos por esse meio terão prazo máximo de 180 dias, mesmo que concedidos de forma não consecutiva.

A Portaria ainda determina que o fornecimento de atestados falsos ou com informações falsas sujeitará os responsáveis à devolução dos valores recebidos e às sanções penais cabíveis.

O que achou da notícia “INSS libera auxílio-doença por análise documental”?

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: Contas em revista

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Fase de testes do FGTS Digital começa em agosto. Novo…