BLOG

Início » Blog » STJ autoriza incidência de IR e CSLL em benefícios do ICMS

STJ autoriza incidência de IR e CSLL em benefícios do ICMS

STJ autoriza incidência de IR e CSLL em benefícios do ICMS

STJ autoriza incidência de IR e CSLL em benefícios do ICMS

Liminar do ministro André Mendonça, do STF,
no entanto, suspende os efeitos da decisão

Em julgamento realizado dia 26, a 1ª seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que incentivos fiscais de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) compõem a base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Se, no entanto, os benefícios fiscais forem utilizados na implantação ou expansão da atividade, conforme previsto na da Lei Complementar n.º  160/17 e na Lei n.º  12.973/14, ficarão de fora da base de cálculo.

A decisão, unânime, refere-se a benefícios de ICMS como isenção, redução de alíquota, diferimento ou redução da base de cálculo do imposto. Conforme o relator, ministro Benedito Gonçalves, esses incentivos não são iguais ao crédito presumido de ICMS, de forma que não há motivos para estender a eles o mesmo entendimento do Tribunal relativo ao crédito presumido.

Após iniciado o julgamento, os ministros foram informados sobre uma liminar concedida pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), paralisando todas as ações sobre o tema até a conclusão de outro processo pelo STF. Como, porém, a própria liminar previa que, se o julgamento já tivesse sido iniciado ou concluído, deveria haver apenas a suspensão de seus efeitos, eles concluíram a análise do caso.

Por ser uma decisão monocrática, a liminar concedida pelo ministro André Mendonça deve ser analisada pelo Pleno do STF. O julgamento está marcado para ocorrer entre os dias 5 e 12 de maio, no plenário virtual. Há a expectativa de a liminar ser derrubada, pois a ação em andamento no STF trata de matéria diferente da julgada pelo STJ.

O tema sobre: STJ autoriza incidência de IR e CSLL em benefícios do ICMS foi interessante para você? E se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e entre em contato.

Para mais conteúdos interessantes acesse nossas redes sociais.

Fonte: contas em revistas

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    ICMS em transferências para mesmo contribuinte acaba em 2024 STF…