BLOG

Início » Blog » Pronampe tem novas regras

Pronampe tem novas regras

Pronampe tem novas regras

Pronampe tem novas regras

Linha de crédito para MPEs agora pode ser quitada em até seis anos

A princípio com a publicação da Lei n.º  14.554/23, dia 24, as regras aplicáveis ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) foram alteradas.

Sobretudo a norma amplia, de 48 para 72 meses, o prazo máximo do empréstimo e a carência para começar o pagamento, que era de 11 meses, agora passa a ser de um ano. Também mantém o limite máximo de juros a ser cobrado em Selic mais 6% ao ano.

Contudo, o Pronampe é uma linha de crédito que foi criada emergencialmente em 2020 para ajudar as micro e pequenas empresas (MPEs) durante a pandemia de Covid-19. Bem como as baixas taxas de juros, o prazo de pagamento e o período de carência fizeram com que a modalidade de financiamento fosse a mais procurada ao longo da crise sanitária e justificaram sua conversão em linha de crédito oficial.

Pelo programa, as MPEs podem contratar empréstimos em valor máximo de 30% de sua receita bruta, limitado a R$ 150 mil. Como contrapartida, as empresas têm de manter igual ou aumentar o número de empregados que tinham na concessão do crédito por 60 dias e ficam impedidas de usar a quantia financiada para distribuição de lucros e dividendos aos sócios.

O tema sobre: Pronampe tem novas regras foi interessante para você? E se ainda tiver alguma dúvida, clique aqui e entre em contato.

Para mais conteúdos interessantes acesse nossas redes sociais.

Fonte: contas em revista

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Correção será compensada por taxação de rendimentos no exterior Sobretudo…