BLOG

Início » Blog » STF: São Paulo não pode cobrar cadastro de ISS de empresa de outra cidade

STF: São Paulo não pode cobrar cadastro de ISS de empresa de outra cidade

Por oito votos a três, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram que um município não pode exigir cadastro de empresa prestadora de serviços que não tenha sede na cidade. O fisco municipal também não pode cobrar Imposto sobre Serviço (ISS) do tomador de serviço caso a empresa prestadora não tenha realizado o referido cadastro. A discussão consta no recurso extraordinário 1.167.509, com repercussão geral reconhecida.

O caso discute a obrigação de empresas filiadas ao Sindicato das Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática do Estado de São Paulo prestadoras de serviços na capital paulista e sediadas fora da cidade de efetuarem cadastro na Secretaria Municipal de Finanças, sob pena de retenção do ISS. A obrigação é prevista na lei municipal 41.042/2005.

A lei paulistana questionada no STF é mais um capítulo da guerra fiscal entre municípios. O STF analisou uma disputa entre São Paulo e as cidades vizinhas, que oferecem condições tributárias melhores para a instalação de empresas que prestam serviços para clientes na cidade de São Paulo. Com a lei, São Paulo tenta impor uma obrigação aos tomadores de serviços, de modo a tentar gerar vantagens para as empresas localizadas em São Paulo e evitar a saída delas da cidade.

Prevaleceu a tese do relator, ministro Marco Aurélio, que defende que a penalidade de retenção do ISS pelo cliente dos serviços é inconstitucional, assim como não cabe a um município impor obrigações acessórias para um contribuinte que não está em seu território. “Se não há competência para instituição do tributo, como é possível o fisco municipal criar obrigação acessória? O sistema não fecha!”, escreveu o ministro. O relator ainda defendeu que o tipo de alteração feita por São Paulo deveria constar em lei complementar, e não em lei municipal.

Com a decisão, o STF delimita as competências tributárias. Em seu voto, o relator Marco Aurélio afirma que se não há competência para a instituição do tributo, o fisco municipal não pode criar obrigação acessória para uma empresa que não está localizada em seu território, muito menos cobrar da empresa que contrata o serviço.

Os ministros Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Rosa Weber, Nunes Marques, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux acompanharam Marco Aurélio.

Divergência
O ministro Alexandre de Moraes divergiu, mas saiu derrotado. Para ele, a lei municipal não violou a territorialidade. Ainda, o cadastro tem caráter fiscalizatório e é uma maneira de os municípios terem controle sobre a evasão fiscal. “Se o serviço é prestado a tomadores localizados no município de São Paulo, é patente o legítimo interesse da municipalidade em verificar a origem e a regularidade das empresas prestadoras, não apenas para fins de arrecadação, mas, sobretudo, para fins de fiscalização”, afirma o ministro no voto.

Os ministros Dias Toffoli e Cármen Lúcia acompanharam a divergência. O julgamento estava em plenário virtual e encerrou-se na última sexta-feira (26/2).

Na análise do advogado Pedro Grillo, associado do Brigagão, Duque Estrada Advogados, a decisão do STF é favorável aos contribuintes e afasta as hipóteses de bitributação. “A decisão restabelece a segurança para os contribuintes. Afinal, o serviço dessas empresas é um daqueles que a lei complementar fala que tem que ser colhido no local do estabelecimento prestador. Com isso, afasta a hipótese de bitributação e o tratamento discriminatório de empresas de fora do município”.

fonte… jota.info.

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Por conta dos impactos econômicos provocados pela pandemia, pessoas físicas…