BLOG

Início » Blog » Criação de Logo - Dê uma cara nova ao seu negócio, converse com seu público e diferencie-se dos demais!

Criação de Logo - Dê uma cara nova ao seu negócio, converse com seu público e diferencie-se dos demais!

A escolha de um logo não deve ser feita de maneira aleatória, ou seja, escolhendo um desenho e um nome sem saber o impacto que irá provocar nos clientes e no marketing, de uma forma geral. Para escolher o logo, é preciso pensar que se trata da imagem do estabelecimento, levando em consideração diversos fatores que podem influenciar no futuro do empreendimento. De início, na escolha do logo, é interessante utilizar uma ferramenta conhecida como brainstorming, ou seja, uma tempestade de ideias, recolhendo sugestões que possam ser úteis e analisando cada uma delas de acordo com suas características.

As regras para um brainstorming são básicas, podendo valer para qualquer necessidade. Elas se limitam a principalmente seis, que são extremamente úteis para uma tomada de decisão:

Regra 1: não existe limite para o número de sugestões

Basta saber que as sugestões podem ser no maior número possível, deixando o processo criativo fluir, sem haver qualquer preocupação se a ideia é boa ou não.

Regra 2: buscar referências externas

Da mesma forma que em outras decisões, na escolha do logo é interessante conhecer referências externas, selecionando nomes de outros estabelecimentos, evitando, no entanto, simplesmente plagiar um nome.

Regra 3: anotar todas as ideias

Todas as sugestões devem ser anotadas, mesmo sem qualquer ordem, facilitando a lembrança e o processo criativo, inclusive consultando clientes e questionando sobre suas preferências.

Regra 4: analisar com tempo as sugestões

A escolha do logo não precisa ser feita rapidamente. É interessante reler todas as sugestões e aguardar um tempo antes de se decidir. Depois de alguns dias, as ideias se tornam mais claras e, certamente, um dos nomes chamará mais a atenção. Aqui, basta apenas ir eliminando as sugestões menos adequadas e filtrar os nomes e imagens que sejam mais interessantes.

Regra 5: analisando a pronúncia e a sonoridade

O logo não é apenas um desenho: é preciso ter um nome que seja fácil de ser pronunciado e que apresente sonoridade, tornando mais fácil sua lembrança e fazendo com que seja lembrado imediatamente em associação com a imagem.

Regra 6: verifique a disponibilidade do domínio

Mesmo que seja um nome inédito, que não tenha sido usado por qualquer outro estabelecimento, procure saber se ele está disponível na internet. Assim você poderá usar o logo e o nome em um site, blog ou perfil nas redes sociais. A escolha do logo e do nome deve sair do lugar comum, com um nome simples que possa ser lembrado pelos clientes. Assim, além da brainstorming, também é preciso ter algumas definições, como, por exemplo:
  • Saber o que os clientes esperarão do estabelecimento, podendo incorporar novas ideias tanto para o desenho como para o nome;
  • Solicitar de um designer uma imagem que seja condizente com o nome escolhido, representando os serviços que o estabelecimento oferece;
  • Escolhendo cores que sejam agradáveis aos olhos dos clientes, como, por exemplo, associando cores com as sensações que elas passam para as pessoas;
  • Montando um logotipo fácil de ser lembrado, sem muitos detalhes, que possa ser utilizado em qualquer tipo de mídia, desde impressos até brindes para os clientes.
O logo segue as mesmas regras de qualquer logotipo para qualquer ramo de atividade. Contudo, alguns detalhes são importantes nessa escolha. Você deve se lembrar que ele será a marca do seu estabelecimento e, através do logotipo, sua empresa poderá se tornar um ponto de referência para os clientes. Então, se quiser finalmente abrir a sua empresa, para definir um logo que se conecte com os seus cliente, entre em contato conosco!
Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    A fase dos estudos é realmente crucial para o sucesso…