BLOG

Início » Blog » Como se tornar um desenvolvedor de software autônomo
desenvolvedor de software autônomo

Como se tornar um desenvolvedor de software autônomo

Tornar-se um desenvolvedor de software autônomo pode se provar uma grande oportunidade.

Está cursando a área de software, gosta de criação de sistemas e está com dificuldades em entrar no mercado de trabalho?

Uma boa solução é tornar-se um desenvolvedor autônomo de sistemas e começar a lucrar com esta atividade.

Por onde começar?

Ter conhecimento sobre o assunto e dominar o campo da informática faz toda a diferença neste segmento.

É preciso gostar de estudos e buscar soluções para problemas em plataformas que precisam de atualização e melhoria ou até mesmo ter habilidades e interesses em criar um sistema desde o início.

Ética e compromisso

Por ter acesso a informações muitas vezes sigilosas, é preciso ter ética para trabalhar como programador, visto que toda base de dados precisa ser segura e eficiente!

Agir de forma profissional seguindo princípios lhe trará boa reputação e assim você será bem visto pelos contratantes.

Ao trabalhar como desenvolvedor de software autônomo você se torna um empreendedor, sendo assim, lembre-se que seu nome é sua marca.

Ao deixar um cliente na “mão” por não realizar um trabalho ou não se atentar ao prazo de entrega e até mesmo revelando dados para concorrentes, você terá sua imagem manchada.

Atualizações

Como analista, tenha um conceito em mente: estudar e aplicar faz parte da sua vida. Todo desenvolvedor de software precisa aprender sempre, aplicar-se todos os dias, pois tudo muda muito rápido na área da tecnologia e você precisa estar atento para evoluir velozmente.

Mas nem só de linguagens vive o programador, é preciso ter conhecimento sobre gestão de projetos, análises de requisitos, desempenho, frameworks, etc. Há um mundo inteiro de aprendizado, e ficar para trás não pode ser uma opção.

Solucionar problemas, apresentar soluções!

Ser um programador significa que você terá de resolver problemas, e nem sempre eles serão fáceis de serem solucionados.

Garantir que tudo funcione como o esperado e apresentar soluções quando tudo parece perdido, é o que se espera do profissional deste segmento.

Para tal, gostar do que faz e dedicar-se com empenho trará bons resultados e vai lhe proporcionar notabilidade no mercado, havendo assim, boas indicações de pessoas que já o contrataram e que demonstraram satisfação com o que foi apresentado.

Como trabalhar?

Para alcançar o que mencionamos, será preciso ter um local onde consiga se desenvolver, mas também onde possa relaxar, ter conversas que estimulam a mente e sua criatividade.

Trabalhar como autônomo lhe propõe tudo isto, e a chance de ganhar muito, financeiramente falando. Ser organizado, ser comunicativo e extremamente responsável lhe abrirá portas no mercado.

Busque não se sobrecarregar, trabalhe com um cliente por vez se for o caso, mas entregue o que foi pedido no prazo e mantenha a qualidade da prestação de serviço.

Na hora de estabelecer preços, deixe a mente aberta para negociar com os clientes.

Com a experiência adquirida, agilidade e prestígio profissional, os valores com certeza aumentarão de forma gradual. Ser reconhecido por seu esforço e dedicação será um mérito conquistado.

Valorize seu conhecimento, ele é sua ferramenta de trabalho e cuide bem da sua imagem.

Em meio às dificuldade e crises financeiras em nosso país, é fato que para um bom programador sempre terá uma porta aberta, e ser um empreendedor ou trabalhador autônomo é bem visto aos olhos deste mercado promissor.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Escrital!

Sucesso e até breve.

4/5 - (1 vote)

One thought on “Como se tornar um desenvolvedor de software autônomo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Tornar-se um desenvolvedor de software autônomo pode se provar uma…