Hoje em dia a preocupação com o meio ambiente está mais evidente do que nunca. Esse favor ao planeta pode sim se tornar lucrativo,ainda que demande muita disciplina para administrar.
Aqui no Brasil, a indústria de descartáveis gera dinheiro com reciclagem há bastante tempo, isso acontece por causa das pessoas que encontram, nesse procedimento, uma forma honesta de desenvolver performances mais sustentáveis. Depois de algum tempo, outros setores investiram na área também, desenvolvendo embalagens e outros itens.
Apesar de ser um setor bastante lucrativo, ele é pouco explorado.
Segundo Paulo Da Pieve – especialista em economia circular e sustentabilidade, além de coordenador do grupo de resíduos sólidos da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), mesmo com várias empresas investindo nessa área, o Brasil ainda perde cerca de R$120 bilhões em material que poderia ser reciclado e reaproveitado. O País produz hoje cerca de 80 milhões de toneladas de lixo por ano, sendo que apenas 3% de tudo isso é reciclado.
Índice
- 1 Agora veja as dicas de como começar a empreender na área dos materiais descartáveis:
- 2 Escolhendo o local
- 3 Estrutura básica do local
- 4 Mão de obra
- 5 Estoque de insumos
- 6 Lista de insumos para começar com os trabalhos na área de descartáveis:
- 7 Legalizando sua empresa
- 8 Registro da empresa em:
- 9 Investimento inicial
- 10 Capital de giro
Agora veja as dicas de como começar a empreender na área dos materiais descartáveis:
Escolhendo o local
Os melhores locais são os grandes centros comerciais, sempre que alguém pensa em realizar uma festa, seja ela infantil ou não, o primeiro lugar para a busca de insumos é o grande comércio. Como tem sempre muita loja que trabalha com o mesmo tipo de artigo, a escolha da localidade se torna um grande diferencial.
Estrutura básica do local
O local deve ter no mínimo 50 m² que possa ser expandido, isso porque terá de ser dividido em pelo menos oito áreas de trabalho.
- Escritório
- Estoque
- Balcão de atendimento
- Caixa
- Empacotamento
- Entrega de produtos
- Exposição de produtos
- Área de vendas
Maquinário e equipamentos básicos: O que será necessário?
- Material de escritório e móveis
- Vitrines
- Gôndolas
- Balcão vitrine
- Telefone
- Fax
- Computador
- Impressora
Mão de obra
- Vendedores
- Operador de Caixa
- Empacotador
O atendimento é parte fundamental no sucesso ou fracasso da sua empresa de descartáveis, por isso também vale a pena investir em treinamentos para que seus novos funcionários se adequem a forma correta de receber e se comunicar com o cliente.
Estoque de insumos
O controle do estoque é fundamental e, por isso, você deve ter um programa de computador para facilitar a contagem e a compra de insumos de acordo com a necessidade da empresa de descartáveis. Verifique diariamente, assim saberá que tipo de produtos vendem mais.
Lista de insumos para começar com os trabalhos na área de descartáveis:
- Acessórios (Anéis, pulseiras, brincos, óculos e chapéus)
- Bandeja
- Balões
- Colher
- Canudo
- Barbante
- Convite
- Copo Plástico e de isopor
- Confete
- Enfeites
- Espátulas
- Envelopes
- Espeto de churrasco
- Etiqueta
- Guardanapos
- Pratos descartáveis
- Forminhas descartáveis para doces
- Velas de aniversário
- Filme PVC
- Fita adesiva
- Garfo
- Lembrancinha
- Vela
- Toalha de papel
- Saco de pipoca
- Saco de lixo
- Língua de sogra
- Papel alumínio
- Máscara
- Pote para freezer
Tenha mais de um fornecedor para assim conseguir variedades, suprindo a necessidade dos seus clientes.
Legalizando sua empresa
O auxílio de um contador é fundamental na fase de legalização, ele irá te ajudar na hora da escolha da forma jurídica mais adequada ao seu empreendimento e te auxiliará no preenchimento de formulários exigidos pelos órgãos públicos.
Para legalizar-se é necessário procurar o órgão responsável e realizar as inscrições obrigatórias.
As etapas são:
Registro da empresa em:
- Junta comercial
- Secretaria Estadual da Fazenda
- Secretaria da Receita Federal
- Obter Alvará de Funcionamento
- Enquadramento da entidade sindical patronal
- Cadastro no sistema conectividade social (INSS/FGTS)
- Licença sanitária
- Preparar e enviar o requerimento ao Chefe do DFA/SIV do seu Estado, solicitando a vistoria das instalações e equipamentos.
Investimento inicial
Para abrir sua empresa de descartáveis, o valor do capital social gira em torno dos 45 mil reais, isso porque a parte mais cara são os móveis, vitrines e expositores. Mas tudo irá depender do porte da loja, essa estimativa é para um local de 50m², o valor varia de acordo com o espaço que se tem e diante qualidade e a quantidade de recursos e itens.
Capital de giro
Essa é a parte mais importante para que seu negócio não acabe antes de começar, o capital de giro é o dinheiro ”reserva” que você tem que ter para suprir necessidades.
O capital vai variar de acordo com o prazo concedido pelos fornecedores, prazo de estocagem e prazo que se dá aos clientes. Se os prazos são médios (incluindo aluguel do local) você deverá ter um saldo positivo em caixa.
Geralmente a quantia gira em torno dos 10% do investimento, não é necessário muito dinheiro, apenas para compras eventuais.
Bem, esses são os pontos principais, mas conversando com um contador especializados em abertura de empresas de descartáveis, você terá maior entendimento do que deve fazer!
Conheça as segmentações de empresas de descartáveis!
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Escrital. Ficaremos contentes em ajudar!
Estou pesquisando possibilidade de começar a trabalhar nesse ramo de atividade. Mas não conheço o mercado e moro em uma cidade pequena do interior do Mato Grosso com aproximadamente 3 mil habitantes.
Eu estou abrindo agora a loja
Olá, achei esse site muito bom, parabéns à toda equipe.
Vejo que o marketing digital ainda tem muito futuro.
Voltarei outras vezes, obrigado.