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Contrato Social — Como Fazer?

Contrato Social — Como fazer?

O contrato social da sua empresa é um documento de muita importância para a legalidade e segurança do seu negócio, aprenda mais sobre esse registro e como você pode elaborar o seu!

Ao iniciar uma empresa, alguns documentos são necessários para a abertura efetiva do seu negócio, entre eles está o contrato social.

A função do contrato do social, dentro de uma empresa, é fornecer informações sobre os sócios, atividades exercidas e regras de funcionamento.

Não apenas como instrumento legal, o contrato social também fornece o embasamento necessário para evitar conflitos entre sócios, uma vez que são discriminadas as responsabilidades de cada um dos membros que compõe a gestão da empresa.

Então, como forma de te auxiliar na prevenção de erros na hora de elaborar o seu contrato social, preparamos essa postagem descrevendo o procedimento necessário para que você esteja assegurado de um documento válido e de extrema importância para a sua empresa. Confira.

Quem são os seus sócios?

Antes mesmo de começar a pensar no documento é preciso que você tenha em mente quem serão os sócios da sua empresa.

Como o nome já sugere, o documento é necessário para empresas que possuam sociedade, tais como:

  • Sociedade limitada;
  • Sociedade simples.

No caso do empreendedor individual, o documento correspondente é o requerimento de empresário individual.

Enquanto no MEI, é elaborado o Certificado da Condição de Microempreendedor (CCMEI).

Como elaborar

Uma vez que você tenha definido os seus sócios, esteja com o seu plano de negócios muito bem estruturado e avalie-se apto a adentrar para o mercado, chega a hora de estruturar o seu contrato social.

Para isso, como um documento legal, são necessárias, primeiramente, as informações dos envolvidos no contrato, sendo elas:

  • Informações dos sócios; e
  • Informações da empresa.

Informações dos sócios

Nessa parte do documento