Hoje falaremos sobre como montar uma loja de produtos descartáveis!
Começar um empreendimento do zero pode parecer um bicho de sete cabeças, mas com um bom planejamento e seguindo algumas dicas, você verá que apesar de desafiador é um projeto possível.
O mercado de produtos descartáveis vem crescendo consideravelmente, a economia e praticidade são os principais motivos para sua utilização.
O setor de produtos descartáveis tem se apresentado bem atrativo para novos empreendedores, aumentando assim a concorrência, com isso, a melhor alternativa é oferecer diferencial ao consumidor.
O mercado de produtos descartáveis é bem amplo e oferece vários nichos a serem explorados, e é aconselhável uma pesquisa aprofundada, para entender qual direção tomar dentro do segmento.
Como montar uma loja de embalagens? Passo a passo para começar seu próprio negócio
1-Mercado
É importante que o empresário pense em empreender, que ele aprenda sobre o mercado, conheça os concorrentes e avalie todos os riscos, assim não será pego de surpresa e nem criará falsas expectativas sobre o setor.
2-Localização
O lugar onde irá instalar sua loja de produtos descartáveis é um dos aspectos mais relevantes, dentre outros, portanto, para uma escolha assertiva deve se levar em consideração o perfil dos clientes da região, a quantidade populacional, a acessibilidade, segurança do local, a concorrência próxima, facilidade de locomoção tanto de clientes como de fornecedores e a limpeza do local.
Cuidados com a escolha do imóvel também devem ser observados, questões legais como funcionamento de comércio, e se atende às necessidades operacionais, precisam ser avaliadas para não trazer problemas futuros
3-Legalização da Empresa
Nesse caso, a sugestão é que se contrate um contador habilitado para auxiliar nos trâmites necessários. Assim, ele poderá colocar o empreendedor a par de todas as taxas e tributos relacionados ao negócio.
Lembre-se que estar em conformidade com a lei é imprescindível para que sua empresa comece bem.
4-Infraestrutura
São recomendados aproximadamente 50 metros quadrados, com possibilidade de ampliação, conforme o crescimento do negócio.
Pode ser feita uma divisão entre a área de exposição e a área de vendas, contendo também um escritório e um estoque de produtos. Balcão, prateleiras, gôndolas devem estar em locais apropriados para atrair seus clientes e ainda estar dentro das normas de segurança estabelecidas pelo corpo de bombeiros.
Profissionais qualificados podem ajudar a definir quais as alterações e adaptações a serem feitas para que a sua loja fique pronta para o sucesso!
5-Equipe
A contratação de uma equipe de profissionais vai depender do tamanho do negócio, geralmente uma pequena ou média loja precisa de dois vendedores e um gestor responsável por toda a parte.
A qualificação dos colaboradores é vital, lembre-se que o fator humano em um segmento como esse é a chave do sucesso.
6-Máquinas e equipamentos
A Estrutura básica de máquinas e equipamentos que uma loja de produtos descartáveis deve ter é:
- Impressora.
- Computador.
- Telefone e aparelho de fax.
- Móveis e material de escritório.
- Balcão e vitrines
- Gôndolas.
- O design, bem como fachadas e letreiros também merecem atenção especial.
7-Divulgação com o marketing digital
Invista em campanhas publicitárias, anúncios, em um blog e divulgue seus produtos, fazendo com que os clientes se interessem pelas dicas promovidas pela sua marca, isso engaja uma maior proximidade entre você e seu cliente.
Esteja inserido no universo online, nas redes sociais e faça conteúdos semanais, pois estes também trazem bom retorno.
Finalmente, mãos à obra, siga as dicas e boas vendas!
Somos a Escrital Contabilidade – uma Empresa de Contabilidade Especializada em Indústria e Comércio de Produtos Descartáveis | Empresas de prestação de Serviços | Startups e Desenvolvedores de Software. Tem alguma dúvida? Fale conosco!
Afinal, o nosso negócio é aprimorar o seu!
Sucesso, um forte abraço e até a próxima!