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6 dicas para aplicar a comunicação humanizada dentro das empresas

De acordo com a pesquisa conduzida pelo Project Management Institute Brasil (PMI Brasil), a falha na comunicação foi a principal causa de fracasso em várias atividades internas de 75% das empresas participantes. Tendo isso em vista, a aplicação de uma comunicação mais humanizada, na qual os colaboradores são colocados no centro das ações e iniciativas, está conquistando vantagem competitiva no mercado.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para implementação da comunicação humanizada nas empresas, são elas:

Linguagem humanizada e inclusiva

A linguagem humanizada e inclusiva vai além da mera expressão verbal, ela abrange a escolha de palavras que promovam a empatia, a conexão e o entendimento mútuo entre os membros da equipe. Para isso, é importante utilizar termos acessíveis que respeitem a diversidade, a fim de criar um ambiente onde todos se sintam compreendidos e valorizados.

Desenvolvimento da liderança

O desenvolvimento de uma liderança focada nas pessoas é uma alavanca estratégica para a promoção da comunicação humanizada em todos os níveis da organização e peça-chave na construção de uma cultura organizacional centrada no colaborador. Isso implica cultivar soft skills como empatia, escuta ativa e comunicação transparente. Líderes que incorporam uma abordagem humanizada inspiram confiança, promovem um ambiente de trabalho saudável e estão mais aptos a entender as necessidades e aspirações de suas equipes.

Colaborador protagonista

Dar voz aos colaboradores é fundamental para a construção de uma comunicação humanizada. Para isso, sempre que possível, o time deve ser incluído nos processos de tomada de decisão ou até mesmo no processo de geração de conteúdo para a comunicação interna, trazendo os públicos finais para opinar em como essa comunicação está sendo feita. Ao fazer isso, é possível promover uma cultura na qual cada membro da equipe se sente valorizado e parte integrante do sucesso coletivo, gerando o famoso senso de pertencimento.

Comunicação não violenta

A Comunicação Não Violenta é uma forma de comunicação desenvolvida pelo psicólogo Marshall B. Rosenberg que se baseia em estarmos conscientes das nossas necessidades e dos outros, com a finalidade de falar sem machucar e ouvir sem se ofender. Por ser uma abordagem que visa estabelecer diálogos construtivos, mesmo em situações desafiadoras, integrar os princípios de CNV na comunicação interna significa priorizar a empatia, a escuta atenta e a resolução pacífica de conflitos. Isso com certeza ajuda a criar um ambiente de trabalho mais humanizado, respeitoso e colaborativo.

Reconhecimento e feedback

O reconhecimento do bom desempenho e a oferta de feedback são práticas cruciais na promoção da comunicação humanizada. O reconhecimento não apenas motiva o time, mas também fortalece os laços entre líderes e colaboradores. O feedback construtivo, por sua vez, não é apenas uma ferramenta para melhorar o desempenho, mas uma expressão de cuidado e investimento no desenvolvimento contínuo de cada membro da equipe.

Bem-estar e qualidade de vida do colaborador

Priorizar o bem-estar e a qualidade de vida do colaborador é fundamental no processo de humanização do ambiente de trabalho. Iniciativas como programas de qualidade de vida e bem-estar, horários flexíveis e apoio à saúde mental, são algumas estratégias concretas de comunicação humanizada.

Fonte: Contadores

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