BLOG

Início » Blog » Contribuintes devem se cadastrar no site GOV.BR para fazer a declaração.

Contribuintes devem se cadastrar no site GOV.BR para fazer a declaração.

Os contribuintes deverão ter o cadastro na plataforma do Governo federal, o gov.br, para conseguirem realizar a declaração do IR (Imposto de Renda) deste ano, que deve ser feita no período de 15 de março a 31 de maio. O cadastro vem como um facilitador, mas também pode acabar sendo uma barreira para alguns declarantes, de acordo com especialistas da área.

A plataforma é responsável por centralizar diversos serviços públicos de interesse do cidadão. Ao exigir o cadastro na plataforma, o governo simplifica o processo de declaração, promovendo uma gestão mais transparente e ágil, além de reduzir a burocracia associada ao envio de informações fiscais através do cruzamento de dados.

Além disso, a integração com o gov.br facilita a verificação destes dados e a comunicação entre diferentes órgãos governamentais, tendo como consequência a maior eficácia no monitoramento e fiscalização fiscal.

É através do sistema do gov.br, por exemplo, que os contribuintes que tenham o nível de segurança ouro ou prata podem fazer a declaração simplificada, que já tem parte dos dados preenchidos.

A obrigatoriedade do cadastro no sistema pode acabar dificultando o processo de declaração para alguns contribuintes, mais especificamente para os aposentados.

CÓDIGO DE ACESSO

 Para as declarações dos anos anteriores, os escritórios tinham um código de acesso ao portal e-CAC e permitia que eles pudessem acessar os benefícios dos clientes aposentados. Agora, os beneficiários precisarão acessar o site ou baixar o aplicativo e, através do CPF e mais algumas informações solicitadas, fará uma senha de acesso para o gov.br.

A partir da criação dessa conta, será necessário que os escritórios façam uma procuração eletrônica para ter acesso aos dados necessários do contribuinte dentro do gov.br. Aqueles que usam da ajuda de familiares e amigos para declaração podem autorizar o acesso através do CPF do terceiro.

Senha GOV.BR

A declaração pré-preenchida está disponível em todas as formas, seja no programa do IR 2024, seja no próprio aplicativo da Receita Federal.

Caso ainda não tenha cadastro no gov.br, siga o passo a passo abaixo e garanta a oportunidade de já adiantar sua declaração usando a pré-preenchida:

  1. Acesse o site;
  2. Clique na opção “Crie sua conta gov.br”;
  3. Escolha a opção de cadastro;
  4. Cadastre-se;
  5. Leia as instruções com atenção;
  6. Responda às perguntas;
  7. Clique em “Avançar” para prosseguir;
  8. Cadastre uma senha para a sua conta.

Fonte: Sitecontábil

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Decisões financeiras são cruciais para o sucesso de qualquer empresa.…