BLOG

Início » Blog » Contabilidade estratégica: o diferencial para o sucesso empresarial

Contabilidade estratégica: o diferencial para o sucesso empresarial

Contabilidade Estratégica: o diferencial para o sucesso empresarial

Contabilidade Estratégica: o diferencial para o sucesso empresarial

A contabilidade estratégica usa as informações contábeis para auxiliar na gestão das empresas, integrando-as com as estratégias de negócio.

A princípio a contabilidade estratégica é uma forma de utilizar os conhecimentos e as informações contábeis para auxiliar as empresas na tomada de decisão e no planejamento. Sobretudo, ela não se limita a cumprir as obrigações legais e fiscais, mas integrará as informações contábeis com as estratégias de negócio, visando otimizar os processos, reduzir os custos, aumentar a lucratividade e gerar vantagem competitiva. Além disso, mais do que apenas implementá-la em sua empresa, o gestor contábil deve utilizar a contabilidade estratégica como um serviço diferencial: é possível fazer upselling com os clientes atuais, agregando mais esse trabalho aos contratos já existentes. Além disso, mostrar os resultados obtidos com a contabilidade estratégica também é uma excelente maneira de otimizar o relacionamento e fidelizar os clientes.

Esse serviço envolve uma atuação mais proativa e consultiva do contador, pois o profissional precisará conhecer profundamente o negócio do cliente, analisar o mercado e os concorrentes, elaborar relatórios gerenciais, estabelecer metas e indicadores de desempenho, desenvolver um planejamento tributário eficiente, entre outras atividades que agregam valor ao serviço contábil.

Benefícios da contabilidade estratégica

Como resultado, a contabilidade estratégica pode trazer diversos benefícios, tanto para a empresa contábil quanto para os seus clientes. Por exemplo:

  • Diferenciação no mercado: é uma forma de se destacar da concorrência que ainda atua de forma tradicional e burocrática. Assim, o gestor contábil mostra que tem um diferencial competitivo e que pode ajudar o seu cliente a alcançar melhores resultados com o seu negócio.
  • Fidelização de clientes: Sobretudo ao prestar um serviço de qualidade e que gera valor, o contador cria uma relação de confiança e parceria com o cliente. A princípio ele passa a ser visto como um aliado e um consultor, que está sempre buscando soluções para os problemas e oportunidades para o crescimento do cliente. Dessa forma isso aumenta a satisfação e a fidelidade do cliente com a sua empresa contábil.
  • Aumento do ticket médio: com a contabilidade estratégica é possível otimizar a precificação dos contratos, pois ela agrega mais valor ao cliente. A princípio também é possível oferecer serviços complementares, como auditoria, consultoria, gestão financeira, entre outros. Sobretudo isso aumenta o seu faturamento e o lucro da empresa contábil.
  • Melhoria da gestão empresarial: Principalmente a contabilidade estratégica também pode auxiliar no processo da administração do negócio. Sobretudo o gestor passa a ter mais controle sobre finanças, custos, tributos, processos, indicadores, entre outros aspectos que influenciam no desempenho do negócio. O profissional também pode planejar melhor as suas estratégias de mercado e ter mais visão de futuro.

Como implementar a contabilidade estratégica

Antes de tudo, empresas que ainda não atuam com a contabilidade estratégica precisam, urgentemente, mudar essa realidade. A princípio, para implementar esse novo serviço, trouxemos alguns passos:

Capacitação: Primeiramente é fundamental que o profissional contábil se mantenha capacitado e atualizado sobre as novidades do mercado. O contador precisa desenvolver habilidades como comunicação, liderança, criatividade, análise crítica, entre outras essenciais para uma atuação estratégica.

Investir em tecnologia: Sobretudo a empresa deve utilizar softwares de gestão contábil, sistemas integrados com os clientes, plataformas de emissão de notas fiscais, entre outros recursos que automatizam as tarefas e geram mais produtividade.

Conhecer o seu cliente: Em primeiro lugar e também o seu negócio, o seu mercado, os seus objetivos, os seus desafios, as suas necessidades, entre outros aspectos relevantes para a gestão. Sobretudo é importante realizar um diagnóstico da situação atual do cliente e identificar as oportunidades de melhoria e as soluções adequadas para cada caso.

Apresentação dos resultados: Nesse sentido, para mostrar aos clientes os benefícios da contabilidade estratégica, o profissional deve apresentar os resultados seu trabalho de forma clara e objetiva. Além disso, essa tarefa pode se tornar mais eficiente com a adoção de relatórios gerenciais, gráficos, tabelas, indicadores, entre outros recursos que demonstrem o impacto positivo da contabilidade estratégica nas finanças, nos custos, nos tributos, nos processos, na lucratividade e no crescimento do cliente.

Mostrando os resultados aos clientes:

Contudo, para aumentar o ticket médio e fidelizar os clientes, é fundamental mostrar os resultados tangíveis da contabilidade estratégica. Nesse sentido, algumas ações eficazes incluem:

Relatórios personalizados: Contudo a empresa contábil deve apresentar relatórios detalhados e personalizados, demonstrando como a contabilidade estratégica contribuiu para o crescimento da empresa. Além disso, informações como métricas-chave, como aumento de receitas, redução de custos e melhoria da rentabilidade são bastante relevantes para os relatórios.

Reuniões de acompanhamento: Nesse sentido realizar reuniões periódicas com os clientes para discutir os resultados obtidos por meio da contabilidade estratégica. O profissional contábil deve mostrar como as ações implementadas impactaram positivamente o desempenho financeiro e auxiliaram nas tomadas de decisões.

Cases de sucesso: com a permissão dos clientes, a empresa contábil pode compartilhar cases de sucesso em seu blog corporativo, redes sociais ou em materiais promocionais, por exemplo. Isso ajuda a transmitir confiança e evidência o valor agregado pelo serviço prestado.

A contabilidade estratégica é uma tendência que veio para ficar e que pode fazer a diferença nos resultados da empresa contábil. Ao adotar essa modalidade, o escritório poderá oferecer um serviço de maior valor, diferenciar-se no mercado, fidelizar os seus clientes, aumentar o seu ticket médio e melhorar a sua gestão empresarial.

O que achou do conteúdo “Contabilidade Estratégica: o diferencial para o sucesso empresarial?

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: Contas em revistas

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Escritório de contabilidade especializado em tecnologia por que contratar? A…