BLOG

Início » Blog » Qual é o melhor período do ano para troca de contador?

Qual é o melhor período do ano para troca de contador?

Qual é o melhor período do ano para troca de contador?

Qual é o melhor período do ano para troca de contador?

Embora seja do conhecimento de todos — que para uma empresa prosperar é necessário o bom funcionamento de sua contabilidade, ainda encontramos empreendimentos fechando suas portas por falta de direção contábil. Então, ao observar a situação de perto, percebemos que grande parte desses negócios não prosperam por falta de uma leitura assertiva do relatório enviado pelo contador — talvez, pela linguagem mais técnica. Além disso, há o fator “não-planejamento”, que pode resultar na escolha de um regime tributário mais custoso e pouco flexível.

Por isso, sempre bato na tecla: avalie e acompanhe a gestão contábil da sua empresa. Como estão seus índices? Qual o tempo de vida do seu caixa? Questões como estas indicaram se você está na direção certa. Para empreendedores que pensam em trocar de serviço contábil e reorganizar as contas, agora, entre dezembro e janeiro, é a melhor época para esta tomada de decisão – visto que o regime tributário só pode ser alterado até o fim do primeiro mês do ano.

Claro que este processo requer um planejamento prévio; primeiro para optar pela melhor conduta de transição, além de resgatar todas as informações compiladas nos últimos 12 meses pelo antigo contador. Neste sentido, a virada do ano facilita a tramitação de dados. Mas para ter uma gestão administrativa eficaz não basta trocar de contador, se o processo seguir com envio de relatórios e gráficos que você não sabe interpretar. É preciso revolucionar.

Para combater a burocracia e auxiliar o empreendedor em sua estratégia, surge a contabilidade consultiva, em forma de pacote por assinatura. O contador consultivo é mais do que um profissional que cumpre obrigações contábeis rotineiras. Trata-se de um parceiro estratégico que auxilia no crescimento da empresa.

A contabilidade consultiva nasceu para mostrar que o contador pode fazer mais do que a parte burocrática, mais do que só o operacional. É de fato um parceiro dos negócios. Além de ler os números para o empreendedor, este profissional orienta financeiramente e estrategicamente o empresário.

Esse tipo de serviço auxilia na desmistificação das contas frente às obrigações tributárias. Ou seja, é uma aliada dos negócios. A ideia da contabilidade consultiva é lapidar esses dados, facilitando a leitura dos gráficos, indicadores e balancetes. A diferença entre os modelos tradicional, digital e consultivo é a forma de olhar para essas informações. O primeiro e o segundo olham o caixa, saldo bancário e como o dinheiro foi movimentado; este realmente é o principal patrimônio de uma empresa. No entanto, existem outros pontos a serem acompanhados de perto. O profissional consultivo consegue ver todos os processos e sintetizá-los, otimizando a gestão.

Por fim, a inteligência de dados combinada a prestação de serviço de profissionais contábeis qualificados criou um modelo para tomada de decisões assertivas. Para melhor entendimento, apresento um case que minha equipe trabalhou este ano. Após analisar o histórico administrativo de uma empresa que nos procurou, foi sugerido a mudança de enquadramento tributário; uma migração do Simples Nacional para o Lucro Real – sem deixar de cumprir 100% das obrigações com o governo. O resultado dessa mudança foi uma economia de R$ 1 milhão em impostos em 2022. Conseguiu entender a importância de uma gestão contábil eficiente?

O que achou do conteúdo “Qual é o melhor período do ano para troca de contador?

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e entre em contato.

Se você deseja alcançar e aprender sobre como chegar no sucesso empresarial, acesse nossas redes sociais para receber dicas, conteúdos e notícias atualizadas sobre o mundo empresarial.

Fonte: exame

VEJA TAMBÉM!

Classifique nosso post post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba dicas valiosas para seu negócio semanalmente

    Recommended
    Contabilidade para empresas de software, conheça as estratégias para o…