5 pilares que devem estar sempre na mente de todo empreendedor
Primeiramente abrir um negócio ou manter um negócio saudável, crescimento escalável e rentabilidade contínua exige cautela e atenção dos empreendedores de todas as áreas. Além disso, qualquer falha ou inação pode ter consequências fatais para a empresa.
Contudo, segundo estudo da Serasa Experian, o número de falências de empresas aumentou cerca de 56,5% em janeiro deste ano em relação ao período homólogo. As micro e pequenas empresas estão experimentando um crescimento particularmente significativo, pois a falta de gestão adequada, a dificuldade de acesso ao capital de giro e o acúmulo de dívidas têm contribuído como os principais fatores para esse cenário alarmante.
Sobretudo, Outro estudo realizado pela mesma instituição revela que, de janeiro de 2021 a janeiro de 2023, o número de empresas em dificuldades financeiras no país aumentou 80%.
Dario Perez, CEO do Hyper Group, grupo de soluções em gestão, marketing e tecnologia, considera a redução desses índices e lista cinco pilares que podem ser cruciais para o sucesso dos negócios.
1. Governança
Esse é um fator que os empreendedores geralmente desconhecem, mas que é muito importante para o sucesso de um negócio.
Nesse caso, é válido destacar três itens:
- Acordo societário: em que todos os sócios devem delimitar as regras e estipular as suas funções para não haver conflito de responsabilidades e falta de transparência.
- Marca: ela representa a identidade de uma empresa, então é importante fazer um processo de marca para assegurar que tenha outra companhia com o mesmo nome. Isso vai ajudar na construção do negócio e na comercialização dos produtos e serviços.
- Partnership: usada pelos empreendedores para captar e reter profissionais altamente qualificados, como oferecer participação nos lucros e transmitir a sensação de pertencimento do negócio.
2. Pessoas
Esse é o ponto-chave de qualquer negócio e envolve quatro pontos fundamentais:
- Cultura: será possível direcionar as pessoas nos momentos mais complexos e de adversidade onde surge um problema que nunca foi dito ou resolvido. Assim, por meio dele, os colaboradores saberão agir e ajudar nas tomadas de decisão.
- Liderança: nesse caso, o papel do líder é transmitir a cultura diária na ausência dos sócios ou CEOs e ser o exemplo para seu time. Treinamento: é fundamental para manter um alto nível e padrão de entrega em um mercado altamente competitivo.
- Ambiente: é imprescindível criar um local com benefícios, com estabilidade emocional e colaborativo.
3. Finanças
Acima de tudo é preciso desenvolver um planejamento orçamentário com tudo o que será gasto no seu negócio. Além disso, é importante implementar um sistema financeiro automatizado que seja fácil e prático. Outro ponto que necessita de atenção é com relação aos impostos e governos, pois muitas empresas abrem falência porque não sabem controlar a parte tributária e suas burocracias. Bem como outro fator importante é com relação a precificação, e para isso é fundamental olhar a concorrência, o custo e os clientes.
4. Produto
O grande erro é como as pessoas criam um produto. Para desenvolver algo é preciso se atentar ao empacotamento — criar uma forma de mostrar ao cliente o que está fazendo, que vai desde a caixa até o ponto de venda visando valorizá-lo.
Além disso, desenhar a jornada do consumidor no produto é importante, pois permitirá que as marcas compreendam os pontos de contato que os clientes têm no processo de compra e uso. Isso fará toda a diferença para identificar os pontos a serem melhorados e os atritos que não proporcionam uma boa experiência ao público.
5. Processos
É possível dividir esse pilar em três pontos:
- Fluxo: todo o processo precisa necessariamente ter um fluxo bem definido, isso evita que eles fiquem truncados e haja erros.
- Sistema: implementar e segui-lo já é muito dolorido no ambiente corporativo, por isso contar com uma sistematização faz com que o fluxo se torne mais simples, fácil e prático.
- Controle: além de ter um fluxo e sistema é imprescindível haver um controle para monitorar, ajustar e implementar e, até mesmo, se replanejar se esses processos fazem sentido. Ou seja, é importante ressaltar que ele é fundamental para dar escala para os negócios.
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