Conheça nove estratégias que ajudam a reduzir custos fixos e variáveis
A princípio o que você pode fazer para melhorar a situação financeira da sua empresa e também reduzir suas despesas mensais? A gestão financeira é parte integrante de um momento de turbulência econômica e incerteza do consumidor sobre o futuro. Além disso, uma boa gestão permite que o estabelecimento planeje com mais rentabilidade, alcance mais resultados e evite desperdícios – sem comprometer a qualidade das entregas.
Antes de tudo quer entender como tudo isso funciona? Confira nove dicas que contemplam as melhores estratégias de redução de custos, desde controle de estoques e despesas até dicas para evitar gastos excessivos com água, luz, equipamentos, taxas e impostos.
Índice
- 1 Controle as despesas fixas e variáveis
- 2 Saiba qual é o melhor regime tributário para a sua empresa
- 3 Conheça formas alternativas de contratação
- 4 Reduza os impactos da folha de pagamento de forma legal
- 5 Energia elétrica
- 6 Consumo de água
- 7 Use os indicadores a seu favor
- 8 Faça a gestão correta do seu estoque
- 9 Compare taxas de juros e maquininhas de cartão
Controle as despesas fixas e variáveis
A gestão adequada dos custos é a chave para determinar a saúde do fluxo de caixa. É por meio do monitoramento financeiro que será possível acompanhar a necessidade de redução de gastos e ou de reestruturação do negócio, por exemplo.
Tente manter o controle das despesas de aluguel, serviços de limpeza e segurança, água e luz, bem como renegocie dívidas em atraso. A planilha de gestão de gastos é a ferramenta ideal para isso, pois permite manter uma lista dos investimentos e dos custos com materiais, quadro de funcionários, despesas fixas etc. É excelente também para entender o faturamento, a rentabilidade e a lucratividade. Ao incluir todos estes dados em um plano de negócio, sua empresa terá condições de conquistar mais mercado.
Contudo oferecemos uma ferramenta prática para gerenciar os gastos da sua empresa. A planilha fácil de usar cria anotações valiosas sobre tudo o que se qualifica como despesa fixa ou variável nos meses e no ano encerrados.
Saiba qual é o melhor regime tributário para a sua empresa
É uma situação ruim para qualquer negócio estar enquadrado em um sistema tributário que gera mais custos. Existem diferentes modalidades: Simples Nacional, lucro Presumido e lucro Real. Portanto, conhecer o sistema mais adequado é essencial para saber quais impostos realmente precisam ser pagos.
Apesar de o Simples proporcionar um tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, não significa que seja o mais vantajoso para a sua. Dito isso, antes de optar por este regime de tributação, é importante realizar o devido planejamento fiscal, pois ajudará a identificar os pontos nos quais é possível reduzir a carga.
Além disso para tornar este processo mais simples, consulte a calculadora de planejamento fiscal disponibilizada pela FecomercioSP. Enquanto Apenas com a receita bruta, o simulador já consegue comparar a carga tributária do Simples Nacional, do lucro presumido e do lucro real. A calculadora está disponível no site do Programa Relaciona. Ao fazer a simulação, escolha o setor em que atua: comércio, indústria, serviços e atividades cuja folha de pagamento seja igual ou superior a 28% da receita.
Conheça formas alternativas de contratação
A regulamentação que entrou em vigor com a reforma trabalhista de 2017 pode ser muito útil para uma contratação mais ágil e eficiente. Existem duas ótimas opções de recrutamento: autônomo e meio período.
Sobretudo a primeira opção permite a admissão de um prestador de serviço que fará o trabalho pelo tempo estipulado no contrato, ou por tempo indefinido. Para cada novo contrato firmado, um valor diferente pode ser negociado. Esta modalidade não se configura como uma relação trabalhista, então, o contratado é responsável pelas próprias arrecadações tributárias.
Apesar de se tratar de uma ótima opção para atender às demandas específicas e pontuais da sua empresa, há algumas regras que precisam ser respeitadas. Por exemplo: o prestador não pode ser cobrado quanto ao horário de almoço ou de saída, como normalmente ocorre com um empregado registrado em carteira.
Então o trabalho periódico é perfeito para atividades em que as demandas se concentram em dias ou semanas específicos. Nesse sentido, a função geralmente é executada de forma alternada, nos finais de semana, etc.
Dessa forma a demanda ocasional é muito comum em bares, hotéis, restaurantes e buffets, onde há picos de demanda em determinadas épocas do ano, como Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Páscoa. Portanto lembre-se que o trabalho periódico confere ao empregado todos os direitos da CLT por ser subordinado à empresa. Se você decidir contratar um trabalhador eventual, fique atento às regras de contratação e convocação.
Reduza os impactos da folha de pagamento de forma legal
O sistema de piso Salarial (Repis) é uma grande vantagem para o pequeno empresário, pois permite que ele trabalhe com um piso salarial menor e mais adequado à sua realidade. O impacto financeiro pode chegar a 10%, dependendo do tipo de empresa.
Contudo o Repis é um programa alinhado às normas coletivas da FecomercioSP, que permite que as pequenas empresas (EPP), microempresas (ME) e microempreendedores individuais (MEI) adotem um piso diferenciado e reduzam o impacto dos custos trabalhistas na folha de pagamento. . . O sistema, totalmente amparado por lei, está disponível para empreendedores de São Paulo (capital), zona rural, Cotia, Franco da Rocha e Osasco.
Importante destacar que o recurso só pode ser aplicado a novas contratações, ou seja, somente àquelas que ocorrerem após a adesão ao regime.
Energia elétrica
A princípio com os custos cada vez maiores, uma boa forma de reduzir os seus gastos mensais é reduzir os gastos com eletricidade. São implementadas medidas que aumentam o consumo de energia e ajudam a reduzir os custos do negócio e o valor da fatura. Monitorar o consumo de equipamentos de iluminação e refrigeração, ar condicionado e computadores, e controlar o desperdício em salas, copa, cozinha, banheiros e refeitório.
Além disso, pequenos estabelecimentos comerciais, lojas, oficinas e escritórios costumam ser classificados como consumidores de baixa tensão. Para esse grupo, é possível fugir da tarifa padrão pela tarifa branca, método em que o preço da energia muda de acordo com o horário de consumo.
Quer saber se deve optar pela tarifa branca? Esta é a melhor alternativa se o consumo de luz no seu estabelecimento for concentrado nos períodos fora de ponta. A redução no custo varia em cada distribuidora. No Estado de São Paulo, o desconto para o consumo fora do horário de pico é na ordem de 15% a 22%.
Consumo de água
Reduzir o consumo de água é outra forma de impactar positivamente suas contas e o meio ambiente. Planeje para evitar o desperdício em cada cômodo: feche o abastecimento de água quando não estiver em uso, evite jatos fortes de água e limpeza desnecessária, troque as mangueiras por vassouras etc.
Ressalte-se que na cidade de São Paulo a Lei Municipal 16.172/ 2015 proíbe a lavagem de calçadas com água tratada ou potável fornecida pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), que abastece a cidade de São Paulo. Apenas em casos excepcionais é permitido o uso de água potável para esta limpeza.
Outro passo é evitar vazamentos. Perda d’água é o mesmo que prejuízo financeiro, ainda mais porque um vazamento pode não ser facilmente detectável, levando a sua empresa a gastar mais. Geralmente, este tipo de perda ocorre quando há um rompimento no tubo, em uma peça ou na conexão da rede.
Há formas de identificar vazamentos nos sanitários e na caixa d’água. Previna o problema por meio de um cronograma de manutenção das instalações hidráulico-sanitárias, de louças e de metais.
Use os indicadores a seu favor
O aumento dos juros e da inflação podem trazer grandes dificuldades aos negócios. Como tomar melhores decisões no atual cenário econômico? Como é o ambiente de negócios para a competição? As ações estão em um nível suficiente?
Essas são perguntas muito comuns para quem tenta responder no Brasil. Monitore regularmente os indicadores financeiros, conheça as condições da sua empresa e destaque-se de seus concorrentes.
É muito importante utilizar essas ferramentas na gestão empresarial, tanto as mais comuns – como Produto Interno Bruto (PIB), inflação e taxa de câmbio Selic – quanto as ferramentas produzidas pela FecomercioSP para cada ramo.
- Índice de Confiança do Consumidor (ICC)
- Intenção de Consumo das Famílias (ICF)
- Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC)
- Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV)
- Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS)
- Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico (PCCE)
- Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC)
- Índice de Estoques (IE)
- Índice de Expansão do Comércio (IEC)
- Faturamento do Turismo
- Índice Mensal de Atividade do Turismo (IMAT)
Com todas estas informações em mãos, você terá condições de avaliar o rumo que o seu setor está tomando, como o consumidor está reagindo à situação econômica, se é hora de intensificar as vendas online ou ampliar a loja física, como direcionar as operações e muito mais.
Para conhecer os principais indicadores econômicos e os índices setoriais mais importantes, acesse aqui.
Faça a gestão correta do seu estoque
A gestão de estoques é um dos conceitos-chave de uma boa gestão. Esse arranjo é necessário para evitar custos excessivos com a manutenção de estoques inativos – ou pior: falta de peças ou produtos.
Outro problema é a perda por deterioração de perecíveis ou por mudança sazonal. Como impedir que um estoque custe muito caro ou que a falta deste favoreça a concorrência?
Para ter sucesso, as previsões de negócios futuros devem ser precedidas de um acompanhamento regular das vendas, sempre levando em consideração quanto comprar e de quem, além de saber onde os produtos estão armazenados. Sua empresa pode automatizar o gerenciamento com balcões de vendas simples para pequenas empresas.
Detalhe em uma planilha, item a item, o que registrar em termos de giro mensal. Além disso, descubra o momento ideal de comprar mais mercadorias e repor os estoques. Com isso em mãos, fica mais fácil de avaliar a periodicidade ideal para manter o acompanhamento do seu estoque – a depender do tipo de produto e do setor.
Compare taxas de juros e maquininhas de cartão
O que você leva em conta na hora de escolher uma maquininha de cartão? É melhor comprar ou alugar o equipamento?
Na hora de escolher o melhor limite de crédito na hora de contratar um empréstimo, o primeiro critério são os juros cobrados na operação. Essa é uma análise importante porque os valores podem variar muito. Mas lembre-se: nem sempre o preço determina a melhor opção para o seu negócio. Outros critérios importantes são, e. localização do banco, disponibilidade de linha de crédito, taxas médias e análise de risco da instituição.
Quer saber mais? Então aproveite para entrar em contato com a nossa equipe e converse com um dos nossos especialistas.
Fonte: Contadores.cnt.br
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