skip to Main Content
Entenda O Que Um Desenvolvedor De Software Faz!

Entenda o que um desenvolvedor de software faz!

O ramo de desenvolvimento de software cresce e evolui a cada instante. Os profissionais desta área são chamados também de desenvolvedores de sistemas, ficando responsáveis por escrever códigos para construção de aplicações.

Hoje você descobrirá o que esses profissionais fazem!

O que é preciso para ser um desenvolvedor?

O profissional de software é muito geralmente curioso. Muitas vezes fica horas e horas “quebrando a cabeça”, apenas para descobrir a solução de um problema, isso porque gosta de saber como as coisas realmente funcionam, sendo assim, já dá para perceber que se trata de uma função que exige bastante concentração.

Dedicação e esforço são outras atribuições requeridas de um desenvolvedor de software, com isso é possível pode se tornar um arquiteto da informação, seguindo as definições de cada estrutura tecnológica.

Mas não basta apenas ter o perfil, é necessário conhecer a lógica da programação, através de um curso de graduação e nessa sequência, buscar especialização em alguma tecnologia, lembrando que sempre precisará se atualizar sobre novos sistemas que vão surgindo.

O que faz um desenvolvedor de software?

O programador tem a função de codificar e testar sistemas, nisso aplicam-se as atividades de manutenção dos sistemas e programas já desenvolvidos, realizando correções necessárias e pontuais.

Mas não apenas isso, ele também é um genitor, ele cria programas desde o projeto até a finalização e rodagem do sistema, fazendo depuração e testes de programas.

Farão parte do seu dia a dia outras tarefas como falar com usuário ou clientes e passar informações, mesmo que de uma forma simples para entendimentos casuais, como:

  • Objetivo do projeto;
  • Sobre os dados necessários para implantação
  • Será um aplicativo, site ou sistema web?
  • Qual perfil de quem vai usar o projeto
  • Forma de exibição das informações
  • Quais processos serão automatizados

Estes dados serão criados em uma linguagem mais formal, sendo necessário gerar documentos com concordância do projeto que serão anexados ao contrato.

Conhecendo as atividades de um desenvolvedor de aplicativos e plugins

  • Desenvolvimento: normalmente começa com uma tarefa, onde é necessário criar o produto final, atuando com multitarefas como interface, criação de base de dados, realizando testes, front-end, etc.
  • Correções: como desenvolvedor você precisa encontrar prováveis erros de sistema como um código, um problema operacional, uso da memória e outras atualizações de software ou mesmo algo bem mais complicado, apresentando soluções.
  • Deploys: nesta parte o programador libera para o cliente sua criação, envia informações ao servidor, instala APIs ou outros dados dentro do sistema. É bastante comum um software ter que funcionar em vários aparelhos ou com integração entre eles, para evitar futuros problemas, várias aplicações podem ser feitas
  • Suporte: sempre que requisitado, será preciso que o desenvolvedor esteja presente para auxílio ao usuário, lembrando que este é uma pessoa leiga, então usar uma linguagem que seja de fácil compreensão será de grande ajuda.
  • Estudar: busque sempre novos conhecimentos, faça aplicação deles em seus projetos, assim você permanece atualizado e conseguirá aceitar novos desafios. Aprimorar-se neste ramo é essencial.

Oportunidades

Aproveite a bagagem adquirida e olhe as oportunidades no mercado de software, ele é grande e vem crescendo a cada momento. Certamente essa é uma área que evolui muito rápido, e ser atento às novidades faz a diferença neste segmento.

Se gostou do que foi apresentado e quer saber mais sobre o desenvolvedor de softwares, entre em contato com a Escrital!

Aproveite e confira: desenvolvedor de software realmente ganha dinheiro?

Teremos prazer em ajudá-lo!

Sucesso e até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top